quarta-feira, 6 de maio de 2009

A INTERNET NA POLITICA

Democracia é uma forma representativa de governo que vem do povo. A força do povo está acima de qualquer poder, legislativo, executivo ou judiciario. A democracia indireta, é aquela que é exercida indiretamente pelo povo, através de seus representantes.
Poucos eleitores tem, contudo, recordação de seu representante legislativo em qualquer nivel, nacional, estadual ou municipal. O vínculo entre o eleitor e o político é muito efêmera. E não há acompanhamento de suas atividades durante seus mandatos. Outra agravante é a mudança constante de partidos, fazendo aumentar ainda mais a dúvida a respeito dos ideais de cada representante.
O ideal seria o exercicio da democracia direta onde cada cidadão pudesse participar diretamente nas decisões políticas, sociais, economicas, educacionais... Até recentemente essa proposta pareceria inadequada devido a demora e o custo para tal implementação. Mas com o advento da internet tudo é possível.
Os eleitores podem votar sobre a permanencia de determinado político em seu mandato ou votar sobre temas relevantes para a sociedade. O TSE tem competencia reconhecida dentro e fora do país sobre a condução de eleições. Bastam alguns ajustes para tornar a internet uma ferramenta política poderosa. Basta lembrar os procedimentos em leilões públicos onde os lances são oferecidos via internet ou a declaração do IR, o balanço anual das contas de cada contribuinte.
E assim a democracia seria exercida diretamente pelo povo.

Bressan

Nenhum comentário: