Quebradeira geral de bancos. O governo americano, sempre avesso às investidas estatais, consegue nacionalizar sete grandes bancos numa unica intervenção. É isso mesmo. O governo acaba de comprar bilhões em ações para capitalizar bancos e se tornar sócio deles.
E veja só.
A inadimplencia das pessoas que compraram imóveis nos Estados Unidos, decretou a maior intervenção na economia em todos os tempos. Uma ação silenciosa e devastadora. Causadora de prejuizos gigantescos, aumento da pobreza no mundo com mais gente passando fome em todo o planeta. Um enorme furacão, cujo olho se concentra nos Estados Unidos.
É intrigante.
Alguma coisa está errada; e o mercado sabe disso muito bem. Por isso tem se comportado de maneira tão desconfiada, fazendo subir e descer as bolsas como uma montanha russa. O preço do petróleo e das matérias primas despencando em queda livre. Salve-se quem puder. Ou se dane os outros... O rombo deve ser muito maior do que os 700 bilhões de dolares anunciados no pacote de ajuda. Será que o governo republicano de Bush está escondendo alguma coisa para ajudar seu candidato? Política...
A Europa colocou a disposição do sistema financeiro 2 trilhões de dolares! E o PIB da Europa e dos Estados Unidos se equivalem.
Ora, se o centro do furacão é os Estados Unidos, como pode sofrer menos que a Europa, disponib ilizando apenas um terço dos recursos?
Talvez os americanos se dediquem mais ao consumo e os europeus mais à poupança. Assim, com menos dinheiro em mãos os americanos teriam menos dinheiro aplicado em titulos podres e a suada economia dos europeus teria derretido em papeis sem qualquer valor.
É provável que em breve apareçam outros abacaxis para descascar.
Bressan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário