Alguém inventou um método de ficar rico e ganhar muito dinheiro. Tratou de disseminar seu invento para ganhar mais dinheiro envolvendo outras pessoas, empresas, bancos, fundos de pensão... Todos estavam ganhando muito dinheiro, bilhões de dolares, euros, reais... E assim criou-se a bolha, uma gigantesca bolha, com a especulação imobiliaria. Uma mentira sustentada pela crença de quem não quer ver o futuro! E, aqui se apostavam em lucros com a moeda americana, que segundo esses especuladores, o real se manteria forte frente ao dolar. Resultado? Bilhões de prejuizo a ser contabilizado.
Já na década de trinta, quando do crash da bolsa em 1929, ouve a tal especulação imobiliaria devido aos fartos lucros obtidos no mercado de ações. Portanto, um sinal do que iria acontecer já havia sido registrado pela historia contemporanea; os americanos também tem memória curta...
Mas, como ganhar dinheiro facil é bom, a imensa maioria continuava no oba oba!
Paul Krugman, economista americano e ganhador do premio Nobel de Economia de 2008, talvez o maior crítico do governo Bush, não acreditava na mentira que se estava formando no mercado financeiro. Krugman alertava em seus artigos no Times sobre a tal bolha, mentira que o mercado contiuava acreditando. Até que... bem
Alguns analistas dizem que a crise atual não será tão devastadora quanto aquela de 1929. Dizem que o mercado dispõe de melhores ferramentas para acalmar o mercado e fazê-lo operar novamente com eficiencia. Mas, naquela época, o centro econômico reduzia-se aos Estados Unidos e Europa. Hoje o cenario economico é muito mais complexo. Várias economias surgiram como China, India, Russia, Brasil e países membros da OPEP que detém gigantescas poupanças e podem influenciar enormemente os destinos dos futuros acordos globais.
Bretton Woods II, como estão dizendo alguns analistas é impossível. Novas regras terão que ser estabelecidas levando-se em conta esse novo cenario; do contrario, não haverá segurança no sistema financeiro. Regras para detectar "mentiras" terão que estar inseridas no próximo acordo internacional.
Bressan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário